segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O mal da adolescência :S

Existe algo pior do que acordar de manhã cedo e ao se ver no espelho enxergar uma nova espinha ou cravo no seu rosto? *abomino*

Como elas aparecem ?
O que promove o aparecimento da espinha é o hormônio masculino androgênio. Tanto as meninas como os meninos têm esse hormônio que surge por volta dos 12 anos e acompanha a pessoa pela vida toda.É claro que não é só isso. As espinhas e cravos dependem de diversos fatores. A própria hereditariedade é um deles. Os meninos têm mais probabilidade de ter espinhas se o pai e a mãe também têm. Nas meninas, o fator genético conta menos.

A espinha está presente em todas as fases da vida, mas é na puberdade que aparece com maior intensidade em 85% dos adolescentes.

Como cuidar?
- Use um sabonete neutro três vezes ao dia (manhã, tarde e noite). Se você tiver uma pele muito oleosa, lave o rosto com sabonetes à base de enxofre (encontrado em qualquer supermercado).

- Uma vez por semana, use um sabonete cremoso com sílica ou polietileno, é a famosa esfoliação. Se você já tem acne, use mais de uma vez por semana.

~Dica:
Quando a acne estiver muito "irritada", prepare um chá de camomila (sem açúcar, claro) e faça uma compressa. "A camomila funciona como calmante", afirma Bedin. Cuidado com os medicamentos que são
cáusticos. Como o próprio nome já diz, eles são feitos à base de soda cáustica e ressecam demais a pele.

O QUE NÃO FAZER:
- Gente eu sei que é muito triste quando temos uma espinha e que a vontade de espreme-la é enorme, mas isso só piora o problema, pois dessa forma podemos criar cicatrizes e marcas.

- Não lave a pele em excesso. Não use bucha, escova. Você vai estimular ainda mais a produção de sebo.

- Não usem medicamentos prescritos por algum amigo. O médico indicou para o amigo e não para você!

Obs: Caso o problema continue procure um dermatologista, ele irá te ajudar e auxiliar contra esses terríveis invasores :@


         
                                                                                                                Sophie Pandora :)        

0 comentários:

Postar um comentário